- Área: 1179 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Abelson, Aberturas Forti, Armaferro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este edifício residencial resulta em dois volumes de quatro pavimentos implantados na parte frontal e posterior do lote.
Os volumes se vinculam entre si através de passarelas pedonais que determinam uma circulação interior-exterior em estreita relação com o vazio central, que satisfaz as necessidades de iluminação e integração visual da natureza com o entorno urbano construído, redefinindo os modos de habitar em densidades médias.
As unidades do conjunto possuem características contemporâneas e estão em relação direta com o exterior.
A busca material se alimentou dos elementos presentes na cidade: concreto armado, alvenaria e aço. Materiais que determinam durabilidade e permanente vigência.
Na fachada principal do conjunto, as unidades possuem uma complexa trama constituída por venezianas metálicas orientáveis que determinam, não apenas uma característica formal e visual particular, mas também uma ferramenta eficaz para o controle da incidência do intenso sol ao noroeste, uma vez que determinam um necessário filtro material para a relação da expansão interior ao complexo espaço urbano.
O conjunto propõe a sutil condição do anonimato, enquanto busca reconfigurar sua sinceridade material e programática.